ARRANJANDO TEMPO PARA VOCÊ

Na loucura do dia-a-dia conseguir alguns momentos para si mesmo pode assumir ares de missão impossível. Parece piada, mas a pessoa que menos tem tempo para você… é você mesmo.

Ficar em contato com a própria essência é vital. E para quem passa a vida cuidado de tudo e de todos, isto é especialmente relevante. No rodamoinho geral, sua vida passa, enquanto você está sempre pronto a atender aos desejos e necessidades de amigos e familiares, mas sem conseguir – ou se lembrar de tentar – separar uma hora para escutar os próprios anseios. Quando isso finalmente acontece, é importante descobrir interesses que não estejam relacionados com comida. É que, nesses casos, essa acaba sendo a maior – senão a única – fonte de prazer!
Arranjar tempo para si mesmo é, inclusive, uma maneira excitante de saber mais sobre QUEM você é e o que deseja da vida, para explorar novas facetas e áreas da sua personalidade e melhorar sua qualidade de vida. Não importa que o ritmo louco da sua vida esteja sempre em alta rotação. Você apenas precisa comparecer à hora marcada a sua própria pessoa.

Você merece esse tempo

Por que será que há tanta dificuldade em arranjar um tempo só para você? Reflita: quem sabe você não está se punindo por comer em excesso? Fora de forma, você acha que não merece nenhum prêmio, muito menos tempo livre para lhe fazer feliz. Pode ser também que você acredite que isso é egoísmo de sua parte, algo meio infantil.
Sentir culpa por se sentir bem, se e quando esses momentos acontecem, pode também representar um problema. Você precisa se conscientizar de que tem todo o direito de usufruir esse tempo. Se o telefone tocar no seu horário, não atenda: você está muitíssimo ocupado… com a pessoa mais importante de sua vida!
Preste bem atenção aos seus pensamentos desmerecedores. Oponha a cada um deles um positivo e merecedor. Se você pensar: “se eu emagrecer já estará de bom tamanho. Dispor de tempo só para mim é muita indulgênica da minha parte”. Contra-ataque com “emagrecer não é o suficiente. Preciso usufruir de coisas que me agradam fazer. Isso vai me ajudar a viver com mais intensidade e, de quebra, perder peso será bem mais fácil”. Ou se por acaso você disser: “não consigo pensar em nada que me divirta quando estou só. Prefiro ajudar aos que precisam de mim”. Contra – argumente com: “viver me preocupando com os outros pode ser uma maneira de ignorar minhas próprias necessidades e interesses. É bom que eu me importe com os outros, desde que isso não seja pretexto para que eu esqueça de mim”. Além disso, você não consegue ser bom para os outros? Seja com você também!

Arrisque-se

Reserve sempre tempo para você. Mesmo que você ache que não merece essa atenção. Comece por dedicar alguns momentos ao longo do seu dia só para a sua pessoa, não importando como vai utilizá-lo. Concentre-se e pense nas coisas que gosta de fazer: passear numa pracinha, ir ao cabeleireiro ou simplesmente ficar em casa sem fazer nada, de papo para o ar. Se começar a sentir que está sendo muito indulgente, ótimo. Você está iniciando o processo de mudar a crença sobre o que você merece, e isso leva um certo tempo.

                                 Vida agitada e tempo

Haverá sempre razões que expliquem porque é tão raro conseguir um tempo para você, especialmente se sua vida é muito atarefada. Trabalho no escritório, afazeres em casa, responsabilidade com a família tomam todo o espaço de sua existência. Provavelmente não tem nem um segundo sobrando para se encontrar com você. Mas, se refletir com cuidado, verá que há espaço também para você na sua agenda.

Como Usar Esse Tempo

Depois de finalmente conseguir organizar a sua vida a seu favor, sobra o desafio de saber como utilizar o tempo que você obteve para a sua pessoa. Aqui vão algumas sugestões para usufruir dessa conquista.

Explore Seus Interesses
 
- Esta é uma oportunidade excelente para expandir seus horizontes. Tanta coisa que você adora fazer ou aprender mas nunca teve chance… Ao ler um artigo ou assistir a uma palestra, você pode se inspirar e programar atividades estimulantes.
Dê uma olhada nos livros que estão sendo publicados, nos lançamentos em vídeo ou qualquer outra coisa que desperte a sua atenção. Procure por cursos que ajudarão você a se conhecer melhor e a desfocalizar, se for o caso, o seu interesse exclusivo por comida.


Aprecie Plenamente O Seu Tempo Reservado - Você não precisa fazer nada de especial com esse tempo. Quando se tem um dia “daqueles” tudo o que se deseja é sentar num lugar confortável, com os pés para o alto. Se essa for a maneira como pretende usar seu tempo, excelente. Se sentir culpa, lembre-se que não há nada no mundo mais importante para fazer, senão relaxar: é seu direito.

Planeje com antecedência
 - Faça planos para algo diferente com o tempo reservado. Quem sabe ir a uma feira de antiguidades num sábado pela manhã ou a um espetáculo de circo à tarde. Essas coisas para as quais nunca houve tempo.
Nunca se deixe invadir pela sensação de não ter nada para curtir ou fazer com o tempo livre. Ele é todinho seu, para você fazer dele o que quiser, como um presente que você escolheu com todo o carinho!

Algumas Sugestões:

Estabeleça prioridades - Faça uma lista de todos os seus compromissos, sem esquecer os finais de semana. Coloque um sinal vermelho naquilo que não puder deixar de ser feito e um verde nas coisas que não são tão importantes assim. Por exemplo, você precisa ir à reunião de pais na quarta-feira, mas pode deixar para outra ocasião colocar em ordem os papéis que estão na gaveta da escrivaninha.

Refaça sua agenda - Dê uma olhada nas coisas que você assinalou com a cor verde. é por aí que você vai conseguir arranjar o seu tempo. Adiando ou eliminando as atividades que não forem prioritárias você pode conseguir tempo para cuidar de seus interesses pessoais.

Delegue responsabilidade - Reveja a sua lista e se pergunte: “há algo aqui que pode ser feito por outra pessoa?” Se a resposta for afirmativa, aja de acordo.

Aprenda a dizer não - Uma boa maneira de conseguir arranjar tempo para você é saber quando dizer não. Se alguém pedir a sua ajuda, descubra se é algo absolutamente necessário. Se não for, diga que ficará para outra ocasião.

Crie código de sinalização - Diga para a sua família que quando a porta do seu quarto estiver fechada ou a secretária eletrônica ligada, não devem perturbar você. Esses sinais externos ajudarão a proteger o seu tempo reservado.

por: Olinda Fernandes

2 ideias sobre “ARRANJANDO TEMPO PARA VOCÊ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>